Suspeitos usam pandemia de coronavírus para aplicar golpes na internet - APUAREMA 24HORAS

Anuncio No Post

Suspeitos usam pandemia de coronavírus para aplicar golpes na internet

Compartilhar
Golpistas se aproveitam da pandemia de Covid-19 para aplicar golpes no Rio Grande do Sul. Entre as modalidades, está a prática de espalhar vírus em equipamentos eletrônicos para extrair dados dos usuários e até extorquir dinheiro de vítimas com falsa ajuda do governo.


Em uma delas, as pessoas são levadas a informar os números do cartão de crédito para realizar um exame que supostamente detectaria o coronavírus. Em outro golpe, as vítimas teriam de clicar no que seria um mapa da doença pelo mundo, mas quem clica pode ter o celular bloqueado.

Os aplicativos são criados com base em informações da Organização Mundial da Saúde e disponibilizados em lojas de aplicativos. Segundo o especialista em crimes virtuais Ronaldo Prass, os falsários pedem dinheiro para liberar o aparelho.

"Quando o usuário baixa o aplicativo, precisa liberar algumas permissões para que funcione. Na verdade, elas farão com que o aplicativo criptografe a memória do celular. Ou seja, vai embaralhar digitalmente, e os criminosos vão usar esses dados para obter dinheiro para liberar essas informações", explica.


"Além disso, os golpista ameaçam liberar essas informações na internet, o que pode ser um grande problema", acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post