ALUNAS DE APUAREMA FAZEM EXPOSIÇÃO NA FEIRA DE CIÊNCIA DA BAHIA. - APUAREMA 24HORAS

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ALUNAS DE APUAREMA FAZEM EXPOSIÇÃO NA FEIRA DE CIÊNCIA DA BAHIA.

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As alunas do 2ª ano matutino do Colégio Estadual Dr. Vasco Filho, Elda Arruda, (17 anos), Thailane Nunes , (16 anos), acompanhadas da Coordenadora Pedagógica, Poliana Carvalho , (25 anos), estão na Capital Baiana desde a última segunda-feira (09) e ficarão até a próxima sexta-feira, dia 13, com um estande de exposição especial na Feira de Ciência da Bahia. Tudo isso, porque, foram selecionadas dentre os mais de mil projetos, entre os pouco mais de 200. O projeto das alunas, Elda, Thailane e Jaqueline Contreiras (aluna do 2ª Matutino que não pode ir à viagem por motivos pessoais), fala a cerca da DETERMINAÇÃO DE FERRO EM AMOSTRAS DE FARINHA DE MANDIOCA COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE APUAREMA – BAHIA.
A Feira de Ciências da Bahia se insere, através do Programa Ciência na Escola, na política pública estadual de Educação de valorização do estudante, que deve ser um sujeito portador do direito à Educação Científica, a ter acesso ao patrimônio da Humanidade nas Artes, nas Ciências e na Cultura, a ter um aprendizado significativo, que o insira no mundo contemporâneo, científico e tecnológico, que não permite mais os analfabetos funcionais e analfabetos científicos, e que abre possibilidade de cidadania e de trabalho a quem justamente detém esse conhecimento e esse “saber fazer” Ciência.
Dessa forma a Feira se torna um espaço de exposição científica, de troca e intercâmbio cultural entre as escolas, de competição entre as experiências dos estudantes, orientadas pelos docentes com o objetivo de estimular a criação e a estruturação da pesquisa científica na Educação Básica. Mas além da competição, a estratégia do ensino deve se pautar na cooperação. O interesse é também estimular a cooperação para o fortalecimento de uma rede de pesquisadores juniores e seus orientadores.
O diferencial da Feira de Ciências da Bahia é não se constituir apenas em um evento, mas visa fortalecer uma política pública de transformação do currículo das escolas estaduais e uma política pública de formação de professores objetivando a valorização dos mesmos, que devem ser sujeitos portadores de direito à formação, à atualização e ao protagonismo nas decisões pedagógicas em sua escola.
"A nossa gratidão é em especial a professora Gissele que fez com que tivéssemos a oportunidade de participar destes projetos e nos orientou." Agradeceu a aluna Elda Arruda. 


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