Polícia Federal volta a Itamari em Segunda fase da operação 'Nota Zero' foi deflagrada nesta terça-feira (5) - APUAREMA 24HORAS

Anuncio No Post

Polícia Federal volta a Itamari em Segunda fase da operação 'Nota Zero' foi deflagrada nesta terça-feira (5)

Compartilhar

O município de Itamari, distante 326 km de Salvador, voltou a receber nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (05) a visita de agentes da Polícia Federal. Segundo informações preliminares, as viaturas da PF chegaram à cidade por volta das 05h00 e se dirigiram direto para a casa do prefeito Valter Andrade da Silva Junior, o “Nego”.
Nesta etapa, são cumpridos 15 mandados de condução coercitiva, um mandado de busca e apreensão e quatro mandados de medidas cautelares diversas da prisão nas cidades de Jequié e Itamari.
Dentre as medidas estão o afastamento das funções públicas e proibição de acessar repartições públicas municipais do prefeito de Itamari, Valter Andrade Júnior, da primeira dama, da secretária de Educação e do procurador do município. Além disso, diversos servidores públicos da área de educação estão sendo conduzidos para prestar esclarecimentos sobre as inconsistências detectadas.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar irregularidades identificadas na aplicação de recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo as investigações, no ano de 2013, o Ministério da Educação (MEC) fez repasses de R$ 4.217.603,07 ao município, dinheiro que deveria custear as atividades da rede escolar municipal. Porém, verificou-se que não houve o cumprimento dos dias letivos mínimos estabelecidos pelo MEC e os documentos foram forjados para comprovar, falsamente, a execução de toda a carga horária.
Na primeira etapa da operação, a Polícia Federal apreendeu provas e documentos que comprovam as práticas ilícitas, o que motivou as novas medidas para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Informes: DiárioParalelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!