14 parlamentares disputam hoje eleição para sucessão do ex-presidente da Câmara - APUAREMA 24HORAS

Anuncio No Post

14 parlamentares disputam hoje eleição para sucessão do ex-presidente da Câmara

Compartilhar
São 12 deputados homens e duas mulheres - Cristiane Brasil (PTB-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP) - que disputam o mandato tampão


Com a formalização das candidaturas dos deputados federais Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Miro Teixeira (Rede-RJ), 14 parlamentares colocaram seus nomes na disputa pela presidência da Câmara Federal, marcada para  hoje, às 16h. Como as inscrições podem ser feitas até o meio-dia desta quarta-feira e as desistências estão permitidas até uma hora antes da votação, é bem provável que haja redução no número ou mudanças de nomes.
A eleição para o comando da Casa se acirrou ainda mais com a entrada do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) no jogo. Ex-ministro da Saúde do governo Dilma Rousseff, Castro foi escolhido, ontem, pela maioria da bancada peemedebista na Câmara, como candidato do partido na sucessão do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
A decisão de lançar uma candidatura própria foi definida  anteontem pelo PMDB. Até então, o partido só teria candidaturas avulsas. No entanto, a reviravolta agitou os bastidores da sucessão e mexeu nas articulações dos favoritos ao cargo. Em especial, a de Rodrigo Maia, que costurava um acordo com o PT como forma de minar o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), candidato apoiado por Cunha.
Com Castro na disputa, os ventos mudaram. O líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), afirmou ontem que a “tendência” da oposição, formada também por PDT e PCdoB, é apoiar o peemedebista, que votou contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Ao mesmo tempo, Maia iniciou uma investida para manter o apoio do PSDB, PSB, PTB e PPS, além de garantir votos de parlamentares do PP, PR e PSD e de adversários do governo.

Fonte: Correio24hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!