Gripe H1N1 põe Ipiaú e região em alerta - APUAREMA 24HORAS

Anuncio No Post

Gripe H1N1 põe Ipiaú e região em alerta

Compartilhar
 
O caso de um paciente de Ubatã diagnosticado com o vírus da gripe H1N1 na Clinica São Roque, em Ipiaú, colocou o município de Ipiaú e região em alerta. De acordo com o secretário de saúde do município de Ubatã, Jaldo Ramos, em entrevista ao site Ubatã Notícias, o homem diagnosticado através do teste rápido, tem 88 anos de idade. Ainda segundo o secretário, a Dires já foi comunicado sobre o fato e a Pasta de Saúde medicará as pessoas que conviveram com o idoso nas últimas 72 horas. A reportagem do GIRO foi informada que além desse caso, outros dois estão sob suspeita. Um dos pacientes é de Ipiaú. O outro seria do município de Gongogi. A campanha nacional de vacinação contra influenza está programada para começar no dia 30 de abril e vai até 20 de maio. O aumento do número de casos de gripe causada pelo vírus H1N1 vem chamando a atenção das autoridades de saúde em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, até 12 de março, houve 188 registros e 30 mortes relacionadas à doença no país. No ano passado inteiro, o país confirmou 141 casos de H1N1 e 36 óbitos. 

Sintomas
Os sintomas do H1N1 são similares aos sintomas da influenza humana comum (gripe comum). Eles incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos associados à enfermidade. Já foram relatadas formas graves da doença com pneumonia e falência respiratória, além de mortes. A gripe H1N1 pode causar também uma piora de doenças crônicas já existentes.

Orientação médica
Os médicos ressaltam a importância de se adotar cuidados para evitar o contágio pelo H1N1, como evitar locais fechados e com grande concentração de pessoas, evitar levar as mãos ao rosto ou boca e lavá-las com frequência, e aponta que é necessário saber distinguir os sintomas da gripe comum e o da H1N1 para procurar ajuda médica e evitar a automedicação. Informes: JequiéNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!