Deputados baianos se dividem na comissão do impeachment; entenda os próximos passos - APUAREMA 24HORAS

Anuncio No Post

Deputados baianos se dividem na comissão do impeachment; entenda os próximos passos

Compartilhar

Por 38 votos a 27, a comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem, o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é de que a votação no plenário da Câmara comece na sexta-feira e leve três dias, terminando no domingo. Para ser aprovado e seguir para o Senado, instância à qual cabe julgar a denúncia, são necessários os votos de 342 dos 513 deputados.
O parecer foi aprovado numa sessão tensa, que durou mais de nove horas e foi marcada por bate-bocas e provocações entre parlamentares governistas e da oposição. Ao final da reunião, deputados oposicionistas foram vaiados por um grupo contrário ao impeachment, formado por assessores parlamentares e servidores da Câmara. 
Os manifestantes gritavam palavras de ordem, como “não vai ter golpe, vai ter luta” e “golpistas, fascistas, não passarão”. Os parlamentares, acompanhados de pessoas pró-impeachment, responderam cantando “fora PT” e “acabou a boquinha”. Houve troca de empurrões e ofensas, mas não houve briga. Em São Paulo, houve um buzinaço em comemoração ao resultado dos votos na comissão.
Bahia dividida
A posição anunciada pelos 25 partidos na comissão mostrou a divisão partidária: 11 líderes se manifestaram a favor do impeachment (PSDB, DEM, PRB, PSB, PTB, SD, PSC, PPS, PV, PSL e PMB), 10 contra (PT, PP, PDT, PTN, PCdoB, PSOL, Pros, Rede, PT do B e PEN) e quatro liberaram as bancadas devido a divisões no partido (PMDB, PSD, PR e PHS). 
O líder do PR na Câmara, Maurício Quintella Lessa (AL), anunciou que está deixando o cargo e que vai votar contra Dilma no plenário. De acordo com Lessa, a direção do PR está contra o processo do impeachment, mas a maioria da bancada não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!