Gêmeas siamesas de Itamaraju passam por cirurgia de separação em Goiás - APUAREMA 24HORAS

Anuncio No Post

Gêmeas siamesas de Itamaraju passam por cirurgia de separação em Goiás

Compartilhar
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

As gêmeas siamesas Júlia e Fernanda Neves, de cinco meses, estão passando pela cirurgia de separação na manhã desta quarta-feira (13) no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia (GO). As meninas, que são naturais de Itamaraju, no extremo sul do Estado, entraram na sala de cirurgia às 8h. A previsão é de que o procedimento dure oito horas.

Júlia e Fernanda são unidas pelo tórax e abdômen. Elas compartilham do mesmo fígado e uma membrana do coração. A cirurgia das bebês é considerada bem parecida à das gêmeas Maria Clara e Maria Eduarda, realizada em setembro de 2015. Antes de voltar para casa, em Salvador, as meninas ficaram 35 dias internadas.
Júlia e Fernanda foram internadas na últimas segunda-feira (11) para se preparar para o procedimento. Hoje, elas estão sendo operadas pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, mesmo médica que separou as gêmeas Maria Clara e Maria Eduarda. Além dele, cerca de 15 profissionais, como anestesistas, ortopedistas e cirurgiões plásticos estarão envolvidos no procedimento cirúrgico.
As bebês chegaram em Goiânia em agosto de 2015, acompanhadas pelos pais Valdenir Neves e Lindalva Nascimento de Jesus. Desde então, elas passaram a ser monitoradas de perto por uma equipe multiprofissional do HMI, liderada por Calil. Durante esse período, os pais e as crianças ficaram hospedadas na Casa do Interior de Goiás.
Segundo Calil, mesmo tendo semelhança anatômica com o caso anterior das baianas, do ponto de vista fisiológico, esse caso oferece menos risco pois as crianças, pois elas não possuem nenhuma doença de base, como a hipertensão arterial. 

Mesmo confiante, o pai das bebês não descarta o medo da cirurgia. “Eu quero o bem para minhas filhas e acredito que tudo vai dar certo”, disse Valdenir Neves à equipe do HMI. 

Fonte: Correio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!