ITIRUÇU: O MELHOR SÃO PEDRO DA BAHIA ACONTECERÁ DE 03 A 05 DE JULHO - APUAREMA 24HORAS

Anuncio No Post

ITIRUÇU: O MELHOR SÃO PEDRO DA BAHIA ACONTECERÁ DE 03 A 05 DE JULHO

Compartilhar
Considerado entre um dos melhores São Pedro da Bahia, o município de Itiruçu, vai realizar mais um tradicional São Pedro, o maior evento do ano no município.  A festa é histórica e nos seus primeiros anos era realizada no estilo festa Baile no antigo Clube da cidade, mas se tornou uma das maiores festa do estado desde 1997, passando a ser um dos destinos mais procurados pelos foliões com apresentações das principais bandas do país.
De acordo com moradores, a festa chegou a ser uma disputa entre Jaguaquara e Itiruçu, sendo que em Jaguaquara era realizado o São João e Itiruçu o São Pedro.  O comércio era aquecido desde suas primeiras edições, mesmo com a festa sendo realizada para famílias de Itiruçu e região, já que a entrada no clube era paga. Dizem os mais vividos que o clube da cidade lotava a ponto de ser negada entrada para as pessoas.
“- Em 1994, nós perdemos um grande amigo. Nildo, filho de Evaldice. Como ele fazia parte do grupo que administrava o Clube, respeitosamente, não houve festa naquele ano. Em 1995, quando se fez nova festa no Clube, não houve público. Nesse caso, as festas que aconteciam nas cidades eram basicamente na praça. Apenas Itiruçu ainda restava às festas de salão. Em 1996 não sei se houve festa no Clube, mas em 97, a festa na praça começou a tomar proporções maiores e daí só cresceu,” relembrou o professor Henrique Nunes.
Voltando as origens
Com a crise financeira que o país atravessa e que, consequentemente, tem um efeito cascata nos estados e municípios, onde a única receita é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o atual prefeito Wagner Novaes resolveu priorizar a realização do evento com a contratação de artistas locais e regionais, ao invés de artistas que ultrapassam o valor de 100 mil reais por cachê.  Este ano, a festa acontece nos dias 03, 04 e 05 de Julho, neste próximo final de semana.
“- Não podemos comprometer as receitas do município e muito menos a folha de pagamento dos servidores públicos municipais. Entre fazer uma festa grande, com artistas nacionais, e não pagar aos servidores, eu prefiro acreditar naqueles que sempre fizeram parte da festa, que são os artistas de Itiruçu e região, mas procurar pagar nossos servidores públicos, que são nosso maior patrimônio. Vamos reviver nossas tradições e ver os filhos da terra fazer a festa,” disse o prefeito Wagner.
O Valor da festa em anos anteriores chegava ao valor de R$ 600 mil reais. Em 2015 o município calcula gastar cerca de R$ 170 mil, com redução de 70%.
Paralelo ao São Pedro na praça pública, acontece uma festa fechada para 8 mil pessoas, o “Forró Coffee”, realizada na fazenda Nova Itália e o Forró Caqui, realizado no espaço Emerson Show, com a Banda Sem Retoque entre as atrações.
Na Praça do Forró, que conta com uma estrutura de dois palcos, estão confirmadas as bandas Lé Kum Cré, Portal da Bahia, Pedro e Luziel, Ricardo Alencar, Célia Mares, Mazinho do Acordeom, Ângelo Silva, Gavião Dourado, Caxangá, Elmo Santana, Edy Gueto, Fivela de Prata, Banda Epysódio, Fábio e Michel, Forró de Maré, Mexe Comigo, Sete Love e Lucas Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post